Você sabe como anular seu voto? Não ensinam, não é mesmo? Só ensinam o que eles querem: vote no Latrano de Tal. Mas é fácil, é só você digitar quantos algarismos 9 couberem no espaço onde é solicitado o número do candidato e apertar a tecla verde ao final. Só que você deve ter em mente o seguinte: Urna eletrônica. Cuidado. Sem privacidade. Se depois que passar a eleição você sofrer perseguição ou falta de entusiasmo por parte de um político para resolver uma questão sua que é obrigação dele resolver independente de você ter votado nele foi por causa do uso desse recurso. No tempo das cédulas de papel não tinha esse perigo. Eu já expliquei aí na série "A gente não sabemos escolher presidente". Eu até disse que é melhor votar em alguém sem expressão do que anular ou votar em branco. Se você vota em alguém é mais difícil de encontrarem o seu voto. Em vez de eles procurarem saber todos que votaram nulo ou em branco e fazer uma triagem na qual o seu número de eleitor constará, teriam que olhar os votos de candidato por candidato para saber quem recebeu o voto de quem. Pensa: olha a quantidade de candidatos que tem numa eleição!
Agora, o número IMEI do seu celular, você sabe como se informar qual é? Aliás, você sabe o que é isso? Bem, se não sabe vou te informar. É um número que caso você tenha sido roubado ou tenha perdido seu celular você pode usar para acionar a operadora e autorizá-la a emitir um sinal para o aparelho que mesmo desligado será inutilizado. Além de apagar seus dados no chipe. Bom, né? Você não usa, mas também ninguém mais usa o aparelho. É o fim da motivação que acomete os larápios que adoram afanar um telefone celular nos grandes centros.
Se você já sabia o que é o IMEI, te convido a se lembrar de como você soube dele. Não foi como eu, através de um e-mail-corrente útil ou por meio da postagem de um dos seus contatos em uma rede social? Se alguém te contou, garanto que ele soube de uma dessas formas. Não foi pela televisão, nem foi o vendedor que falou para ele e nem foi a própria operadora de celular. Vamos saber o porquê disso ser assim: má vontade de informar ao cidadão e contribuinte sobre algo que é de extremo interesse dele?
1. Por que o vendedor que vende uma mercadoria não fala para o cliente as informações imprescindíveis para ele não levar prejuízo em caso de extravio, danos ou roubos?
Porque ele também nunca ouviu falar dessas coisas. Às vezes, no nosso exemplo, ele próprio teve o celular roubado na porta da loja e ficou no prejuízo sem ter tido feito nada para evitar uma próxima vez.
2. Por que a televisão, que nos intervalos da sua programação mantém um quadro de utilidade pública onde ela informa um monte de coisa inútil que pagam para ela informar, nunca falam desse número de identificação internacional de aparelho de telefonia móvel e de outros alertas com relação a outros produtos?
Por isso mesmo, nenhum fabricante paga para ela informar. Ou talvez paga para omitir ou desviar a atenção para o fato de que, no nosso exemplo, o número exista. Lembre-se:: veículos de comunicação são empresas que precisam faturar com anúncios e veiculação de informação e repórteres ou informantes publicitários são empregados dos veículos para quem prestam serviço. Se você quer que todos os podres do mercado apareçam na mídia para você ficar a par terá que desembolsar uma grana. Esse é um dos podres que você fica a par aqui de graça.
3. Por que, neste exemplo, a operadora não me informa que existe esse código e que eu posso usar o #06# para fazê-lo aparecer na tela do aparelho e anotá-lo e deixar guardada a anotação?
Ora, para elas, se continuarem existindo roubos continuará sendo uma maravilha. O que você vai fazer depois de ser roubado? Não é comprar outro? Então, ela vai faturar outra vez em cima de você. "Ah, mas se eu for roubado e acionar a operadora para enviar um sinal que destrói o aparelho eu terei que comprar outro do mesmo jeito, ela ganharia mesmo sendo honesta comigo". Errado. Se todo mundo souber essa informação e tomar essa atitude ao ser roubado, em menos de seis meses os roubos parariam, aí ninguém vai ter que pedir a operadora para destruir seu aparelho para ele comprar outro. As lojas e os fabricantes vão ter que piorar a qualidade do que já é um lixo para ver se estraga logo e você comprar outro ou então mudar a tecnologia ou implementar mais besteiras para mexer no seu desejo de estar atualizado com as porcarias chamadas de luxo comercial.
Em vez de ficar preocupada em te
informar sobre o IMEI, as operadoras passam o dia te aborrecendo com
informações para você colocar mais crédito no seu celular, que te iludem
a concorrer a prêmios mentirosos, que divulgam anúncios de parceiros
delas em seu aparelho a qualquer hora do dia e sem a sua autorização.
"Mexer com bandido meu, dá nisso!", falou para mim o cara que eu
informei sobre o IMEI para ele. Só que ninguém precisa vitalmente de
aparelho celular. Eles nos condicionam e a gente cai que nem patinho.
Vamos ficar espertos e sair dessa dependência eletrônica!
4. Por que o Governo não informa?
Essa
eu não sei por que. Acho que se eles ganham alguma receita com a
relação de consumo no mercado de telefonia móvel deve ser bem irrisória
para ganhar a importância deles impedir de rolar solto o mau serviço.
Deve ser por isso que eles inventam leis proibindo o atendimento
eletrônico por parte das operadoras ou a espera maior do que quinze
minutos para se ser atendido por um ser humano e elas nunca respeitam.
Melhor deixar rolar a grana a mais vindo com venda extras de aparelhos
por conta de furtos e roubos que elas recebem. Assim elas podem pagar as
multas por descumprimento de regulamento sem a mesma rebeldia.
Tá maluco, meu? E deixar de falar sobre falso racismo, falsa homofobia, falsa perseguição a pobre que faz mais sucesso ou citar Salmo nas letras? E depois, por quem você acha que eles são patrocinados?
6. Por que os pastores das igrejas evangélicas, já que você mencionou Salmos, não falam nos cultos, para alertarem seus fiéis, sobre as práticas vis dos mercados e do Governo?
Bom, aí você está querendo saber demais. Talvez seja pelo mesmo motivo que move aqueles que vão para a Marcha da Maconha ou para as paradas gays fazerem seu auê: Aparecer com causa individual e fútil é mais prazeroso do que com causa social e nobre. Olho no umbigo, só isso! E você não sabia que esses pastores são acusados de ganharem salários desses grupos não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário