sábado, 6 de agosto de 2011

É preciso saber beber (Pt. 1)

“Eu bebo sim/Estou vivendo
Tem gente que não bebe e está morrendo”
"Eu bebo sim". Monobloco e Elza Soares

Além da versão creditada, muitos outros artistas da música gravaram esta canção. O que não falta, no meio que fazem parte, a exemplo de jogadores de futebol, empresários, apresentadores de televisão, governadores, presidentes e presidentas do Brasil e pastores de igreja evangélica donos de emissoras de televisão, é quem queira dizer isto .



Os links da lista acima levam a vídeos do Youtube,  
mas o melhor de todos você vê aqui mesmo!

Você já ouviu aquela frase “Saiba beber”? Pois então, preocupados com isto e inspirados em uma besteira que recebemos por e-mail fizemos uma ampla, proveitosa e para lá de útil pesquisa para você se aprofundar no assunto “beber” e poder responder com dignidade “sei sim, e daí” na próxima vez que te fizerem esta pergunta.

Vamos postar nossa pesquisa em série, paulatinamente, tal qual um curso, porque são muitos assuntos, o post ficaria super grande e a gente não quer marcar bobeira e deixar de falar sobre qualquer coisa, aliás, já nesta primeira postagem da série, entenda os links ou referências que fazemos ao longo do texto como leitura ou material complementar. Portanto, acompanhe no decorrer da semana, à partir de agora, todo o nosso árduo trabalho. Ufa! Sigam-nos os bons...

O verbo beber quer dizer consumir líquido. Naturalmente, o consumo se refere a água. A água é um elemento da natureza que todos os seres vivos dependem para continuar garantindo sua presença aqui na Terra. A água é super agradável e também, mesmo sendo insípida, ou seja, sem gosto,  saborosa. Mas ela pode melhorar muito; ela pode, por exemplo, se misturar a alguns compostos fermentados (Transformação química devida à presença de um fermento, caracterizada por uma efervescência gasosa. Para eu não ter que ficar explicando bioquímica, caso você seja daqueles bem perguntadores, copie, abra uma nova aba em seu navegador, cole e acesse: http://www.knoow.net/ciencterravida/biologia/fermentacao.htm) que, se destilados (Separação de líquidos. Nada a ver com “deste lado um; daquele” outro, hein!), como fizeram os àrabes há muito e muito tempo, aumentam ainda mais o potencial de melhora para, por fim, se transformar em bebida dos deuses.

Alusão ao deus grego Dioniso, equivalente ao romano Baco, 
especificamente deus do vinho, das festas, do lazer, do prazer...
A Bíblia também faz algumas referências em defesa do charmoso
nectar, portanto, pessoal, vamos obedecer ao Ira!, aquela banda cult
dos anos 80: "vou me entorpecer bebendo vinho"

E quando usam esta expressão, “bebida dos deuses”, estão mencionando o fato de ela ter se tornado alcólica, e é neste momento que o verbo beber deixa de se relacionar mais apropriadamente com a água quando é empregado em frases ditas com mais freqüência nos meios populares, ou em reclames comerciais, ou em advertências de médicos ou das mães, etc.

O álcool é um composto orgânico que é conseguido de diversas formas, entre elas, a fermentação de açúcares existentes em insumos como o bagaço da cana-de-açúcar ou outros vegetais. “Todas as civilizações conhecem a produção de álcool. No Egito e na Babilônia foram encontrados relatos de sua utilização, datados de 6000 anos atrás” (diz a Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bebida_alco%C3%B3lica).

O álcool sofre variação, sendo a mais comum o etanol ou álcool etílico. Nesta forma o composto é usado para limpeza doméstica e como combustível para automóveis e é a que nos interessa, pois é também a que está presente nas bebidas alcoólicas. Se for interessante saber disto: a fórmula do álcool etílico é CH3CH2OH (Quem me contou também foi a Wikipédia, mas deve estar correta a informação, apesar da fama de fonte não-segura!).

Pois bem, o que faz as pessoas ingerirem álcool etílico nessas tais de bebidas alcoólicas (Alguma relação com o sentido que daria o cruzamento de termos de inglês com português “All cólicas” é meramente semelhança. Pegou?),  não é a sua capacidade de limpeza, mas sim por causa do efeito causado em seu metabolismo, como sensação de prazer e de bem estar, refrescamento da cuca, motivação (para alguns) ou alucinação (para outros).

Como se vê o mundo chumbado de Smirnoff

Clique a imagem para vê-la ampliada!

E isto desde a China de, aproximadamente, 8000 a.C, cuja população fermentava uma mistura de arroz, mel, uvas e um tipo de cereja para... “ficar legal!”, conforme informa a Superinteressante, em um texto imperdível, corre lá pra ver: Clique! (Não ganho com o clique, nem uma cervejinha, fique à vontade!). A busca pelo efeito preferido pode até viciar, protagonizar transtornos, crimes e avolumar o corpo.

Atribuem-se a uma pessoa que se encontra transformada por causa do efeito do álcool os termos bêbado, ébrio, tonto, embriagado, encachaçado, de pileque, chumbado, na manguaça, bonito, tri-li-li, pra lá de Bagdá e outras definições mais pejorativas ainda, variando de tempos em tempos, sendo que quanto mais próximo do começo desta lista, mais velho o termo (E também quem já usou o termo um dia!). Os adjetivos mais comuns são: pinguço, cachaceiro, beberrão e depois eu lembro mais!

Para se verem felizes, as pessoas procuram beber em turmas, como, por exemplo, a turma do C.



Chopp, Cachaça, Caipirinha, Cinqüenta e um, Conhaque, Cirrose, Caixão e Céu. 

Sendo que neste algoritmo ainda se encaixam coisas costumeiras como (Nó, uma sequência com três palavras iniciadas com C! rs rs): Confusão, Caganeira, Cu Comido, Corno, Cela de Cadeia, Cemitério e, para os menos alfabetizados, “Ceparação”, já que o negócio é difamar a bendita!

Porém, beber entre amigos pode não ser uma boa idéia para o bebente

20 motivos para não beber com os amigos...

 
Clique a imagem para vê-la ampliada!

ou para esposa dele.
O Que é um Churrasco?
(Escrito por uma mulher)

O churrasco é a única coisa que um homem sabe cozinhar. Quando um homem se propõe a realizar um, a cadeia de acontecimentos é a seguinte:

01 - A mulher vai ao supermercado comprar o que é necessário.

02 - A mulher prepara a salada, arroz, farofa, vinagrete e a sobremesa.

03 - A mulher tempera a carne e a coloca numa bandeja com os talheres necessários, enquanto o homem está deitado próximo à churrasqueira, bebendo uma cerveja.

04 - O homem coloca a carne no fogo.

05 - A mulher vai para dentro de casa para preparar a mesa e verificar o cozimento dos legumes.

06 - A mulher diz ao marido que a carne está queimando.

07 - O homem tira a carne do fogo.

08 - A mulher arranja os pratos e os põe na mesa.

09 - Após a refeição, a mulher traz a sobremesa e lava a louça.

10 - O homem pergunta à mulher se ela apreciou não ter que cozinhar e, diante do ar aborrecido da mulher, conclui que elas nunca estão satisfeitas.

DIREITO DE RESPOSTA 
(Escrito por um homem)

01 - Nenhum churrasqueiro, em sã consciência, iria pedir à mulher para fazer as compras para um churrasco, pois ela iria trazer cerveja Kaiser, um monte de bifes, asas de frango e uma peça de picanha de 4,8Kg que o açougueiro disse ser "Ótima", pois não conseguiu empurrar para nenhum homem.

02 - Salada, arroz, farofa, vinagrete e a sobremesa, ela prepara só para as mulheres comerem. Homem só come carne e toma cerveja.

03 - Bandeja com talheres? Só se for para elas. Homem que é homem come com as mãos.

04 - Colocar a carne no fogo??? Tá louca??? A carne tem que ir para a grelha ou para um espeto que, a propósito, tem que ser virado a toda hora.

05 - Legumes??? Como eu já disse, só as mulheres comem isso num churrasco.

06 - Carne queimando??? O homem só deixa a carne queimar quando a mulherada reclama: "Não gosto de carne sangrando"; "Isto está muito cru"; "tá viva??"...Após a décima vez que você oferece o mesmo pedaço que estava ao ponto uma hora antes, elas acabam comendo a carne tão macia quanto o espeto e tão suculenta quanto um pedaço de carvão.

07 - Pratos? Só se for para elas mesmas!

08 - Sobremesa? Só se for mais uma Skol.

09 - Lavar louça? Só usei meus dedos!!! (e limpei na bermuda).

10 - Realmente, as mulheres nunca vão entender o que é um churrasco


Continuando (sei que a esta altura você já deva achar legal este curso), apesar de termos visto que as bebidas alcoólicas serviram a todos os sexos e idades ao longo de sua evolução (estou pressupondo que você tenha lido a matéria da Super que indiquei), o hemisfério da bebedeira se relaciona mais com o indivíduo adulto masculino do que com qualquer outro ser vivo (tirando o avestruz, o peru em véspera de Natal e o gambá) e mais precisamente com o macho. O relato deixado aí em cima já serve como introdução ao assunto e a próxima postagem do nosso curso começa daí! 
Nunca mate as aulas e assine aí o livro de frequência, deixando nos comentários um testemunho de bebedeira que você tenha para contar para nós. Não precisa vir com o "só por hoje" porque aqui não é o AAA, mas seja bem-vindo à nossa diversão saudável!

Nenhum comentário: