sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Why, sir (Uai, sô)... tô mesmo velho, hein!

Sabe aquelas besteiras do tipo "você está ficando velho se.."? Então, esta é para você que mora ou morou em Belo Horizonte, Minas Gerais, especificamente, e para você que já está com... deixa para lá! 

Esta postagem foi atualizada e melhorada e ganhou um formato novo que é uma experiência surpreendente e prazerosa.

EXPERIMENTE:



Saiba se você está ficando velho respondendo o questionário


Você saiu com seus pais para fazer compras no Armazém do Grilo ou no Júlio, O Mais Amigo quando existia mercado debaixo dos viadutos que ligavam a Antônio Carlos ao Centro? Pegava o ônibus na Santos Dumont ou na Olegário Maciel com a compra embalada em pacotes de papel kraft ou saco de ráfia?

Em seus domingos, você tirava correndo o suplemento infantil Gurilândia para acompanhar as estórias da Laurinha e do Tusuca do André Carvalho, de dentro do Estadão que seu pai comprava para saber sobre o futebol?

A casa que você morava tinha ladrilho, azulejo e bidê no banheiro?


Os jingles "Chame Roto Rooter é o nome/E a sujeira entrará pelo cano..." e "Vou dançar o Cha Cha Cha/Casas da Banha..." lhe são familiar e lembra sessão de desenho animado na TV Itacolomi e novela da Globo respectivamente?


Você assistiu a TV Itacolomi, TV Belo Horizonte ou TV Vila Rica?

Para aguardar o almoço de domingo, sua mãe ou sua avó preparavam um delicioso capitão, feito com arroz, feijão e farinha de milho? Quando não, uma panqueca ou uma mentira (pastel sem recheio)?


Na hora do almoço de domingo, havia sempre uma garrafa de guaraná Alterosa tamanho família acompanhando a macarronada com frango?

Tinha bisnaga de sal, pão doce de meio quilo ou pão sovado na hora do café da manhã ou da tarde? O padeiro passava buzinando sua corneta na porta? O leite era no saco de plástico com umas vaquinhas azuis desenhadas, Cotochés ou Itambé, que depois viravam sacolas ou cortinas?

Para fazer compra na venda, mercearia ou quitanda você levava o caderno para o vendedor anotar o que você comprou para pagar no fim do mês?


Dia de semana, hora de ir para a escola, jardim ou pré-primário, na merendeira tinha Ki-suco para beber acompanhando o pão com salame?

A professora te fazia cantar "Marcha Soldado" ou "Ha Ha Ha Minha Machadinha" e premiava os alunos comportados com um belo carimbo contendo uma ave, um réptil ou um mamífero em uma folha do seu caderno sem pauta?

1ª a 4ª série, grupo escolar, a hora de entrar e de sair era marcada por cantigas infantís como "De Marré de Si" ou "Escravos de Jó"?


Você passou algumas tardes ouvindo "O bom menino" do Carequinha e historinhas infantis da coleção Disquinho? Leu O Gato de Botas naqueles livros de histórias infantis de folha dura, recortados e multicoloridos?


Na sua pasta havia o livro Personagens do Bosque da Zélia Almeida ou a cartilha do Cachorrinho Fujão e você se deliciava com as histórias envolvendo a Suzana, o Marcelo, o cachorrinho Jujuba ou a onça Gabola?


Seu caderno Companheiro, da Melhoramentos, que sua mãe comprava na Cejota, tinha a letra do Hino Nacional, o da Bandeira ou o da Independência na contracapa? E você encapava e fazia um desenho na primeira página e escrevia o nome da matéria ou da professora?

Você trocava a letra do Hino da Independência para "Japonês tem quatro filhos/Todos quatro aleijados/Um é mudo/O outro é surdo/E os outros dois/São barrigudos"?

Cantava musiquinhas indecentes como "A festa da dona Aurora"? Ou aquela versão sacana com a música Grease do Frankie Valli: "Vamos pra cama que eu vou te ensinar/Como é que deita lá/Você vai adorar"?



Ou a sacanagem com o jingle da Ducha Corona: "Apanha o sabonete/Escorrega no tapete e cai de boca no cac*te..."? Ou: "Mama mama mio, fudeu esse cabacinho..."????


Quando você chegava em casa, voltando da aula, além de jogar para o lado a pasta e o uniforme de camisa branca com a "etiqueta" da escola pregada (pelas mães) no bolso e calça de tergal  azul escuro para menino ou jardineira para menina, meias pretas ou brancas e a invencível conga azul em comum, você ligava a televisão para ver os desenhos, o Capitão Aza, o clubinho da Tia Dulce ou o Vila Sésamo?


E à tardinha você, menino, procurava os amiguinhos para brincar de bola - chutinho (lembra do Ricardinho das embaixadas?), dupla, tira-tira, controle -, tapão com as figurinhas repetidas de seu álbum Brasil Fantástico, por exemplo, ou senão futebol de botão ou pregobol?


Comentou, no ato, com seus amigos o feito do Nelinho ao colocar a bola para fora do Mineirão?



E você, menina, preferia pegar sua Susie e brincar de casinha ou fazer cozinhadinha com as colegas da rua?

E as duas turmas juntas gostavam de jogar queimada, pare-bola, rouba-bandeira, polícia-ladrão, tico-tico queimado, passa-anel, "estrear novo toco", pegador de bóia ou de esconder, pular corda, víspora, finca, bem-te-alta, burro, fedô, rouba-monte, vai-e-vem, varetas ou dominó?

Para quem morou no bairro Planalto ou adjascência: Você foi com a sua tia juntar-se às lavadeiras que lavavam roupa na bica da Janete?


Para quem morou no Caiçara e adjascência: você acompanhava os aviões que saiam do aeroporto Carlos Prates com faixas publicitárias na ré até eles sumirem?

Você teve medo do Ramiro da Cartucheira?

No ginasial: ao descer do Especial - o mercedes carroceria carbrasa listado de amarelo e azul ou vermelho e branco provavelmente - você tinha que deixar a caderneta na portaria quando chegava no colégio e só saía quando recebesse ela de volta ao final da aula ?

Na hora do recreio, na cantina, você pedia um refrigerante Sandy, Mirinda, Trop, Guaraná Brahma, Grapete, Crush ou Mate Couro para beber enquanto comia o pastel assado? Isto quando a Coca-Cola não estava vindo com as carinhas da Bingola Disney e a Pepsi com a dos Pepsi Amigos nas tampinhas.

Você teve que formar fila, ouvir o Hino Nacional, para só então entrar para a sala?

No seu tempo havia a Semana da Asa e você pelava sua mãe para ela te levar ao aeroporto para você ver a esquadrilha da fumaça?


O radinho Sharp que sua mãe usava para ouvir música enquanto costurava e seu pai o jogo na Itatiaia ou na Inconfidência tinha uma capa de couro toda furadinha?

E nos 7 de Setembro, você ia para a Afonso Pena ver a Parada, levando consigo sua bandeira verde amarela ou vermelha e branca de papel e com o cabo de madeira?

Você tinha limite de horário para ficar na rua, senão a polícia passava e sumia contigo?



Você comprou daqueles sapatos bege de bico fino para usar com meia de linho azul clara e daquelas camisas pretas sem manga e com rebite para que todo mundo pensasse que você era o Travolta?

E você, menina, fazia alguma coisa para parecer com a Olivia Newthon John ou com a Júlia Matos de Danci'n Days e saia toda cocota para conquistar os meninos?


Tina Charles, James Brown e o grupo ABBA

Você curtiu a Tina Charles, o James Brown ou o Abba  (Santas musas!) e era doido para entrar no Jambalaia ou no Máscara Negra mas não tinha idade?

Fez cinto com maços de cigarro Continental, Pall Mall ou Minister para mostrar que sabia algum tipo de artesanato?


 E você menina, preferia fazer pulseira de pano?

Seu filme de estréia no cinema foi algum dos Trapalhões?

Para poder ver uns peitinhos durante alguns segundos e poder dizer para todo mundo que já viu uma mulher pelada, você, menino, aguardava até as 11 da noite para ver a pornochanchada brasileira na Sala Especial da Itacolomi?

Você comprou o repelente ou o capacete anti Sky Lab ou participou do bolão na Praça 7 para acertar onde cairiam seus destroços?

Você acenou a bandeira do Brasil que costumava usar nas paradas para saldar o presidente Figueiredo em visita a Capital?

Foi conversar com os artistas da Globo no Mineirinho durante a Expo 80?

Ia na Praça da Liberdade às quintas-feiras para participar da Feira Hippie e ver de perto o rapaz que pensava que era o Peter Frampton?



Acenou para o papa João Paulo II e ouviu ele dizer na praça Israel Pinheiro "O papa não vos esquecerá nunca mais", depois de ter cantado seguidas vezes "A benção João de Deus/Nosso povo te abraça/Tu vens em missão de paz/Sê bemvindo/E abençõe esse povo que te ama"?

Assistiu prova de Off-Shore na Pampulha?

Marcou presença em algum Torcida de Deus em que os artistas da Globo jogavam futebol contra os craques do futebol mineiro: Piazza, Cerezzo, Reinaldo, Paulo Isidoro, Paulinho Kiss do América?

Aureliano Chaves para você é um nome conhecido?

Esteve presente em alguma edição do programa Projeto Alegria do Dirceu Pereira ou do Povo na TV?

Usava a rádio Atalaia como despertador e relógio oral?

Ouviu a 98FM quando ela se chamava Rádio Del Rey?

chega né... se houver pedidos posto mais!

Bem, se você é capaz de lembrar de um único ítem desses, sinto muito, meu amigo, mas você está ficando velho. Se te confortas: tu teves uma infância e adolescência de ouro, fica triste não!


NO LIVRO "OS MENINOS DA RUA ALBATROZ" (CLIQUE PARA ADQUIRIR O LIVRO), O RETRÔ POSTADO AQUI É ETERNIZADO E BELO HORIZONTE PARA SEMPRE TERÁ A GERAÇÃO QUE VIVEU TUDO ISSO LEMBRADA. 

E O RETRÔ CONTINUA NA NOSSA SÉRIE "VIAGEM DE JEANS PELA DÉCADA DE 1980". 




CLIQUE AÍ PRA VER A INTRODUÇÃO E DEPOIS VIAJE NAS OUTRAS MARCAS, SÔ!

FAÇA O NOSSO CURSO: "É PRECISO SABER BEBER!"

E
NUNCA PERCA AS NOSSAS POSTAGENS!

6 comentários:

Anônimo disse...

Achei legal as imagens. Já tomei muito guaraná Antartica. Estudei no livro Os Personagens do Bosque. Gostaria de obter mais imagens dessa cartilha. Se possível envia para najlabbud@gmail.com

Continue nos enviando imagens da velha infancia.

Obrigada,
Najla

A.A.Vítor disse...

Olá! Obrigado por comentar no blog. Creio que possuo guardado no dvd que reúno o que posto neste blog o material que você solicita e em se confirmando eu envio para você por e-mail. Pelo menos a cartilha "O cachorrinho fujão" eu sei que tenho completa. Postarei, sim, mais postagens desse tipo, são as que mais recebem visitas, apesar de não ser exatamente o tema do blof. Há no momento 4 delas publicadas. Dê uma olhada no blog a procura das outras.

Geremias de Assis Antunes disse...

Grande Amigo e Nobre Maninho,
Que a Paz, o Amor, a harmonia e a Prosperidade venham cobrir sua vida assim como as águas cobrem o mar.
MUITO BOM... Gostei...
Ainda tem o BARÉ COLA, refrigerante muito gostoso.
Sucessos pra você...
Obrigadão pelas recordações.
Abraços Fraternos.

Geremias de Assis Antunes
Vila Velha - ES
Terça-feira, 16 de julho de 2013
15h35min

Anônimo disse...

que delicia, reviver esses momentos. nossa , ja estou chorando de alegria, de emocao. Vivi eses momentos todos, e se estou ficando velha, sera com maior prazer, pois participei desses momentos maracilhosos. kkk, eu tinha dessa merendeira, minha mae arrumava minha menrendinha deliciosa. quisera as criancas e os adolescente ter uma vida dessas ,que na qual tivemos, e lasqueira.Nao esquecam das balas bare,chita,chicletes de ping-pong,ploc,vinha com figurinhas legais da disney,hanna barbera, ai que vontade de dizer pirlimpim e voltar no passado, legal. Abracos a todos.

A.A.Vítor disse...

Visitem a fan page no Facebook: http://facebook.com/osmeninosdaruaalbatroz e vocês não vão mais querer sair da internet. Aproveitem e curta a página para receber no mural de vocês os posts atuais.

Unknown disse...

Que bom poder relembrar.tinha tanta vontade de ter uma conga branca,nunca pude. Hoje só risos dessa época!