Olá! Velho por aqui?
Saiba se você já é um ancião na internet. Caso afirmativo para qualquer uma das questões abaixo, você já está rodado(a). A quantidade de respostas afirmativas e a proximidade da data atual em que se deu o fato só faz alterar o coeficiente de velhice.
Saiba se você já é um ancião na internet. Caso afirmativo para qualquer uma das questões abaixo, você já está rodado(a). A quantidade de respostas afirmativas e a proximidade da data atual em que se deu o fato só faz alterar o coeficiente de velhice.
Você é velho de guerra na internet se:
1. Acessou a rede via conexão discada, usando um veloz e poderoso modem de 9600kbps da US Robotic, esnobando ao máximo os outros usuários por não poderem adquirir um equipamento tão moderno e possante.
2. Tentou fazer uma conexão via protocolo telnet.
3. Só aparecia na internet de segunda a sexta após a meia-noite, sábados a partir das 14h e domingos a qualquer hora, desde que o congestionamento de linhas não o impedisse o acesso.
4. Recebeu CDs de instalação de algum provedor de acesso a internet grátis (BRFree, IG, AOL).
5. Sua primeira conta de e-mail foi do Zipmail.
6. Teve site com o domínio .cjb ou .hpg para não ter que pagar domínio próprio.
7. Registrou domínio na Fapesp.
8. Hospedou sites no Geocities antes de virar Yahoo! (depois da aquisição não dava mais para hospedar sites, mas é do arco da velha também o fato).
9. Fez buscas no Cadê? ou no Excite.
10. Teve perfil no Orkut.
11. Usou o Mirc para bater papo e PCAnywhere para fazer acesso remoto.
12. Frequentou salas de bate-papo segmentadas por faixa etária no UOL ou no Starmedia.
13. Enviou perguntas e esperou respostas nessas salas em eventos com artistas convidados (via texto, vendo no máximo uma foto do artista, muitas vezes com a cara que ele tinha quando começou a carreira) promovidos pelos administradores do site.
14. As páginas principais dos sites que você visitava vinham sempre com um banner publicitário horizontal no topo e o menu de tópicos do site na lateral esquerda, cujas opções ao serem clicadas faziam a informação aparecer (longos minutos depois) na direita do menu, em um sistema de molduras.
15. Se você desenvolvia sites, as tags <FRAME>, <BLINK>, <MARQUEE> e outras mais eram frequentes no seu código, além do seu aplicativo de desenvolvimento ter sido o FrontPage, tinha que fazer botões com imagens gif, as fontes de letra eram limitadas quase sempre a arial e a times new roman e a experimentação no navegador Netscape ter sido obrigatória.
16. Você teve que fazer outra coisa em sua casa enquanto as imagens carregavam lentamente, caso você não quisesse vê-las sendo exibida em partes (linhas horizontais de baixo para cima). E quando a imagem era o ó e não era o que você esperava, sentia vontade de matar o desenvolvedor?
17. Baixou música pelo Napster ou Audiogalaxy e filmes pelo Kazaa.
18. Visitava o site Morango para ver fotos sensuais de mulheres.
19. Fez perguntas e deu respostas no Answers (Respostas) do Yahoo!.
20. Lia notícias exclusivamente no site da UOL; visitava foruns para informar-se ou passar informação sobre alguma necessidade, geralmente do mundo da informática; assinava newsletters.
21. Enviava mensagem para toda a sua lista de e-mail com cópia aberta (cc) em vez de oculta (cco).
22. Recebia e espalhava mensagens pedindo para repassar imagens de pessoas precisando de doações para fazer uma cirurgia (as mensagens na maioria das vezes solicitando cliques em links maldosos ou de publicidade viral que levavam a formulários suspeitos ou a sites de instituições que supostamente captariam os cliques, os contabilizariam e cuidariam de reverter um valor para o órgão que fosse cuidar da operação do necessitado, que muitas vezes inexistia ou já estava morto).
23. Recebia ou espalhava para tantos e-mails que fosse solicitado na mensagem, textos (as vezes contendo imagens) de orações, que no final da mensagem te obrigavam a fazer o repasse senão você tava lascado e ia sofrer uma terrível maldição (as famosas correntes). Se você recebeu alguma, disse um foda-se para a mensagem e bloqueou o e-mail de quem te mandou para ele parar de te aborrecer com as paranóias que ele acredita, você ainda está vivo ou sem ter sofrido alguma desgraça por não ter contribuído repassando a bobagem?
24. Recebia textos falando de golpes ou caindo de pau no Governo, em um partido político, em um político ou em outra pessoa cuja opinião ou projeto eram conhecidos publicamente e incomodavam a(s) pessoa(s) que originavam o e-mail para tentar ganhar militantes, os que não procuravam saber por fonte mais contundente sobre a veracidade do que ia escrito na mensagem.
25. Acompanhou o ataque às torres gêmeas nos Estados Unidos através da rede mundial de computadores para não ter que, por exemplo, dar audiência para a Globo.
26. Bancou o servo babaca entrando nos sites das emissoras de televisão para participar da votação em programas imbecis de reality show. como o Big Brother ou o Casa dos Artistas. Mandou perguntas para o Show do Milhão esperando que eles fossem mesmo aproveitar a pergunta e te dar um trocado como prometiam.
27. Mandou para o e-mail de todo mundo o vídeo da Daniela Cicarelli transando na praia, vários Power Points com mensagens bonitinhas, cheias de melancolia, o flash da baratinha que falava palavrão.
28. A resolução padrão do seu monitor Sansung Syncmaster era 640x480.
29. Saudação para você virou "blz", conversar virou "tc" e o "não" ganhou outra ortografia: "naum".
30. Recebeu em seu e-mail quase todas as besteiras que vieram parar aqui neste blog.
Não precisa ser velho de internet para ter feito boa parte dessas coisas, desde que todas elas você faça hoje pelo Facebook. Consegue perceber porque o Facebook é uma grande idéia?
Esta lista pode se estender ainda mais. Use sua memória, caso você tenha identificado que já é um ancião na internet, e faça a sua contribuição informando-nos o que lembrou, através do espaço para comentários aí embaixo.
É claro que você só vai comentar se for velho de internet, né, os mais novos não comentam nem a pau! He! He!
É claro que você só vai comentar se for velho de internet, né, os mais novos não comentam nem a pau! He! He!
Nenhum comentário:
Postar um comentário