sábado, 9 de maio de 2020

Os bons tempos estão voltando


Quando vemos uma foto de um carro na estrada, com ar de passeio, temos sempre em mente que a foto é da ida. A Vemaguete azul parece que acabou de chegar no sítio ou está dando ré pra estacionar. 

No entanto, não tem nada na foto que determine o momento em que ela foi tirada. Queremos com as que seguirão, que são do site Uol Carros, que você, para se sintonizar com esta postagem, se remeta aos anos que os veículos usados na ilustração remetem.


Postei no grupo de Whatsapp deste blog que por causa da quarentena e do que vem acontecendo no Brasil com o isolamento social eu estava com a impressão de haver disperso no ar um clima de nostalgia surgindo naturalmente. Com uma vivacidade que me arranca comportamento em vez de lembranças. 


Sim, não só pareço me comportar como eu me comportava em meus tempos de menino e de juventude, como também parece-me comportarem os outros, tenham a idade que tiverem.


A estação do ano que já entrou carregando a pandemia, o outono, aqui em Minas Gerais guarda semelhança com o jeito da estação no tempo que mencionei, datado nos anos 1970 e 1980. Até o frio já sendo anunciado em maio faz o tipo.



Ficar o tempo todo ou o mais possível dentro de casa nos obriga às opções de entretenimento para passar as horas livres que a casa oferece. Muita gente está descobrindo que são muitas essas opções. 

Escuto vizinhos berrarem "Truco" em jogo de cartas de baralho diariamente. Minhas crianças, para esquecerem um pouco o celular, eu coloco para jogar dominó, caça ao tesouro, banco imobiliário. Pensei em jogo de botão agora, vou já providenciar. Elas sentirão na prática como fazíamos eu, os pais e os tios delas quando tínhamos a idade que têm. O alpendre vai ficar aglomerado!


As opções eletrônicas é que tomam o espaço maior na preferência de todo mundo. Eu sou suspeito para falar em volta espontânea dos velhos tempos considerando estas porque mesmo no moderno meio digital eu só tiro velharia para pôr para ouvir, assitir, ler, visualizar, jogar. Meus emuladores de Atari não quiseram funcionar no Windows 8, mas, já já darei um jeito nisso!


Entretanto, se eu não tivesse me precavido naturalmente para essa quarentena e colecionado bastante arquivos de áudio, vídeo, imagem, livros e revistas em quadrinhos digitais em DVDs, que agora aproveito o tempo em casa para migrar tudo para HDs externos, com as emissoras de televisão e rádio reprisando seus acervos, retrô por meio de mídia eletrônica eu não iria deixar de ter.

E há um prenúncio de que o retrô durará bastante mesmo depois que acabar a pandemia. Será alternativa indescartável para levantar a economia que está se ferindo. Em outra postagem eu mostrarei como isso acontecerá.

Nenhum comentário: